Série: subsídios para a 14ª Conferência Nacional de Saúde

Uma das maneiras para fortalecer o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) é participar das decisões nas Conferências de Saúde.

O conselho de saúde, em conjunto com a secretaria de saúde, deve elaborar as orientações e a metodologia de organização da etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer de 1º de abril a 15 de julho de 2011. Os convites para participar da conferência devem prever o maior número possível de representações de instituições, entidades e movimentos do município, além de envolver a população nos eventos preparatórios para a conferência.

Normalmente a conferências nos município tem duração de um dia. Ao definir data e local, é preciso contemplar o tempo de preparação e as condições adequadas, como espaço físico para acomodar todas as pessoas previstas para participar do evento. Alem disso, ver com clareza quais as despesas e como financiar.

Uma estratégia de mobilização é utilizar os meios de comunicação com linguagem e conteúdo de interesse para a sociedade local. Podem ser utilizados todos os meios de comunicação acessíveis, como murais, faixas, rádios, jornais e revistas, auto-falantes, Internet. Além disso, iniciativas de comunicação e informação, como o uso de telões, podem transmitir a conferencia para um grupo maior de pessoas. Depois de realizar a conferência é necessário informar a população sobre os seus resultados.

A metodologia da conferência deve privilegiar o debate em grupos. Portanto, propomos que sejam minimizadas as palestras ou mesas redondas. Os grupos de discussão devem ter roteiros e perguntas para o debate, divididos por temas, com definição prévia de relatores para registrar a discussão. A comissão de organização pode elaborar metodologia e orientar os participantes dos grupos sobre como definir prioridades do relatório, selecionar temas e fazer encaminhamentos para transformar as propostas em ações para melhorar as condições de saúde da população.

Ter acesso aos relatórios finais das ultimas conferências de saúde contribui para a preparação dos participantes da conferência. O texto está disponível no endereço www.rebidia.org.br.

No final da conferencia são eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual e nacional da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Sabemos que existe um longo caminho para transformar boas decisões em políticas e programas. Esperamos que atividades de mobilização que envolvem as conferencias possam se constituam em ações permanentes de acompanhamento das decisões sobre a saúde.

Elaboração: Clóvis Boufleur, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde


 
 
 
 
 

Visitantes

Temos 163 visitantes e Nenhum membro online