Conheça o atual texto Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Abaixo, o texto antigo do Guia do Líder

Impresso pela ANAPAC, Associação Nacional dos Amigos da Pastoral da Criança, e colocado à disposição de todas as famílias, serviços de saúde, escolas, bibliotecas, profissionais e de todas as pessoas de bem que trabalham direta ou indiretamente com crianças, contém a síntese das mais importantes Ações Básicas de Saúde, Nutrição e Educação, capazes de desenvolver o potencial humano e cristão da criança desde o ventre materno aos 6 anos.

O seu conteúdo elaborado e aperfeiçoado nesses doze anos da Pastoral da Criança, é analisado e recomendado por cientistas das diversas especialidades. O resultado dos trabalhos de 76.967 líderes comunitários da Pastoral da Criança das diferentes regiões do país, andando passo a passo com as famílias, dão a esse livro a credibilidade de sua aplicação prática.

Focaliza as gestantes e as crianças que sugam o leite de peito, a mais importante escola do diálogo, do desenvolvimento da inteligência, da capacidade de comunicação, da dicção, da resistência às infecções; orienta sobre a Vigilância do Crescimento, vacinas, utilização do soro caseiro e sobre outras ações básicas essenciais à vida. Aproxima o ser humano do seu íntimo encontro com Deus, pelo carinho, respeito e conhecimento da fé. Na realidade, a família e a comunidade que se vergam para o que é prioritário, isto é, para os cuidados básicos com as suas crianças, estão semeando a nova ordem mundial, da paz, da justiça e da fraternidade.

Conteúdo:

* A Missão dos Líderes Comunitários da Pastoral da Criança e da família cristã; mística cristã.
* Cuidando da gestante e do nenê nas primeiras semanas de vida: atenção à gestante, desnutrição da gestante e da criança, fita braquial, pré-natal, vacina, preparo para o aleitamento materno, problemas na gravidez, aborto, atenção do marido, parto, nascimento da criança, primeiros cuidados com os bebês, higiene, cuidados com o umbigo.
* Aleitamento materno: vantagens, preparo dos seios, alimentação da mãe, higiene dos seios, mastite, rachaduras.
* Acompanhando o desenvolvimento: educação essencial, alimentação, amor, atenção, acompanhamento com o cartão da criança, pesagem, desnutrição, alternativas alimentares, atividades das crianças do nascimento aos seis anos, atividades de educação essencial para os pais, cuidados com as deficiências.
* Incentivando a imunização: vacinas, prevenção ao sarampo, à tuberculose, à crupe, à coqueluche, ao tétano, e à paralisia infantil.
* Salvando vidas com o soro oral: diarréia, desidratação, soro caseiro.

Documento na integra...

Fonte: PASTORAL DA CRIANÇA. Guia da família. Curitiba : ANAPAC, 1993. 202p.


 
 
 
 
 

Visitantes

Temos 119 visitantes e Nenhum membro online