As Brinquedotecas - espaços criados especialmente para que as crianças tenham a oportunidade de brincar livremente - estão sendo implantadas com sucesso em todo o Brasil, por iniciativa da ABRINQ e da Associação Brasileira de Brinquedotecas.

A Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB) é presidida por sua fundadora e uma das precursoras do movimento no Brasil, profª Nylse Cunha e está sediada na cidade de São Paulo, tendo representantes em diversos Estados.

Na Pastoral da Criança, a Brinquedoteca é uma das ações do Projeto de Educação Essencial e tem por objetivo possibilitar às crianças oportunidades de brincar e, aos pais, que brinquem com seus filhos, participando assim da sua infância , conhecendo como eles crescem, aprendem e se desenvolvem.

A Brinquedoteca, na Pastoral da Criança assume características específicas, dependendo das condições do local onde funciona.

Quando necessário, procura-se solucionar problemas, como a falta de espaço por exemplo, acomodando os materiais e os brinquedos em grandes caixas que podem ser empilhadas e transportadas com facilidade.

Outro aspecto a ser destacado refere-se aos brinquedos: além dos industrializados, adquiridos ou doados, são construídos outros pelos pais ou jovens da comunidade que, devido a esse envolvimento, sentem-se mais comprometidos com o projeto e, consequentemente, têm uma participação mais efetiva.

No momento, várias comunidades já implantaram suas Brinquedotecas e muitas outras estão recebendo a orientação técnica da Assessoria Nacional da Pastoral da Criança para fazê-lo.

A responsável pelo Projeto é a Assessoria Nacional de Educação Essencial, em Brasília.

Documento na integra...


 
 
 
 
 

Visitantes

Temos 62 visitantes e Nenhum membro online