Organização não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que visa promover políticas destinadas a melhorar as condições de vida das populações mais pobres e estimular a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável e participativo.

Sendo uma instituição genuinamente brasileira, a Fundação Esquel Brasil integra-se a uma rede de Fundações Esquel atuantes na América Latina.

MANDATO

A Fundação Grupo Esquel Brasil tem como mandato a condução de atividades voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável sob os aspectos econômicos, sociais e ambientais, políticos e culturais; seu objetivo final é o de viabilizar ações que minimizem as disparidades sociais e possibilitem a incorporação das grandes massas urbanas e rurais aos benefícios do desenvolvimento.

QUEM PARTICIPA

Os participantes da Fundação pertencem ao meio acadêmico, a organizações governamentais e não-governamentais e ao setor empresarial e detêm experiência comprovada nas áreas em que se propõem a atuar.

Objetivos

1. Contribuir para o fortalecimento da sociedade civil através da ampla cooperação e apoio às suas organizações.
2. Facilitar a discussão e a articulação entre os diferentes setores da sociedade para desenvolver planos de ação e estratégias, abordando os assuntos críticos que afetam as populações pobres.
3. Oferecer um foro para discussão, análise e promoção das questões sociais , políticas e institucionais do país.
4. Reunir equipes técnicas interdisciplinares para a elaboração de políticas, programas e projetos.
5. Contribuir para a identificação e o desenvolvimento de lideranças comprometidas com as agendas sociais.
6. Apoiar uma maior integração entre os países da América Latina, estabelecendo canais de comunicação, articulação e cooperação entre organizações do norte e do sul.

Áreas Programáticas

Para alcançar seus objetivos, a Fundação Grupo Esquel utiliza-se de formas colaborativas de trabalho.

A orientação para atuação da Fundação Grupo Esquel delineia-se por cinco áreas programáticas:

Desenvolvimento Sustentável: estimula e promove iniciativas que conduzam a viabilização de modelos de desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentáveis.

Infância e Adolescência: envolve o desenvolvimento de planos de ação de projetos que dêem prioridade absoluta ao tema "Crianças carentes e futuro dos países" nas agendas sociais e políticas região.

Setor Informal: focaliza o crescente fenômeno do mercado de trabalho paralelo; procura alternativas para que pequenas unidades produtivas tornem-se economicamente viáveis através com atividades relacionadas com crédito, comercialização e assistência técnica.

Desenvolvimento Rural: abrange estudos e projetos centrados na produção camponesa e nas formas de reforçar a contribuição da agricultura ao desenvolvimento sócio-econômico regional.

Ajuste Econômico Estrutural com Crescimento e Equidade: visa sensibilizar governos, instituições financeiras e organizações multilaterais para a necessidade de um maior equilíbrio social e de ajustes de médio e longo prazo. Inclui também, a análise e implementação de mecanismos financeiros para alcançar estes objetivos.

Como Atua o Grupo Esquel

A atuação da Fundação se dá diretamente ou por intermédio de pessoas ou instituições públicas e privadas, buscando:

1. Geração de conhecimentos através de estudos e pesquisas;
2. Promoção de seminários, reuniões técnicas e mesas redondas;
3. Identificação, sugestão e advocacia de políticas públicas;
4. Elaboração de planos, programas e projetos;
5. Divulgação e troca de experiências no Brasil e no exterior, voltadas para o desenvolvimento de ações concretas em políticas públicas;
6. Promoção de redes de cooperação com entidades de natureza e objetivos similares;
7. Promoção e capacitação de recursos humanos através da cooperação com outras instituições no Brasil e no exterior.

Saiba mais http://www.esquel.org.br/

E-Mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 
 
 
 
 

Visitantes

Temos 307 visitantes e Nenhum membro online