REDE BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO SOBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

O VALOR DA INFORMAÇÃO

Atualmente a informação se destaca como ferramenta fundamental nas atividades de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de qualquer política, programa ou projeto dos setores privado, estatal ou da sociedade civil.

No Brasil, o desenho de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência têm sido dificultado por vários motivos. Entre eles podemos citar:

* Não disponibilidade de informações precisas, atualizadas e desagregadas por setores, regiões e grupos sociais específicos;
* Inacessibilidade aos dados existentes; e
* Deficiência na capacitação de recursos humanos para lidar com os dados existentes e transformá-los em políticas, programas e projetos concretos.

Como resultado deste cenário, a alocação de recursos na área de Políticas Sociais tem sido, na maioria das vezes, insuficiente e de baixa eficiência no que diz respeito aos processos de planejamento, execução e avaliação.

REBIDIA

A REBIDIA - Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência - nasce para ser um instrumento a serviço de todos os interessados na questão da infância e adolescência, com especial ênfase nos formuladores de políticas públicas, operadores e gerentes de projetos para o setor, sejam de origem governamental ou não.

Trata-se de um sistema descentralizado de documentação e informação sobre infância e adolescência, gerenciado por uma rede de organizações não-governamentais.

Serão cobertas pela REBIDIA áreas do conhecimento tais como: demografia, políticas públicas, ações sociais, educação, desenvolvimento infantil, saúde e segurança alimentar, indicadores sócio-econômicos e legislação.

ACESSO A CAPACITAÇÃO

O Compromisso da REBIDIA é o de criação de múltiplos canais de acesso à informação e documentação, bem como promover a capacitação, através de um processo de educação continuada, dos seus usuários.

O acesso de usuários da REBIDIA está sendo desenhado de tal forma a compreender uma ampla e variada gama de canais formais e informais , de alta e baixa tecnologias. Incluem-se nesta estrutura:

* Meios impressos (boletins, malas diretas, comunicados);
* Meios eletrônicos (BBS, correio eletrônico, conferências eletrônicas);
* Meios convencionais (telefones, fax correio).

Os usuários também contarão com a possibilidade de acessar bibliotecas e outros centros de documentação.

Além de arregimentar e processar dados e documentos, a REBIDIA pretende desenvolver uma série de ações relacionadas com a capacitação de recursos humanos.

Neste sentido esta prevista a realização de cursos, seminários e outros eventos, que permitirão melhorar o impacto da ação direcionada à solução dos problemas da Infância e Adolescência.

REBIDIA - UMA PARCERIA EM CONSTRUÇÃO

Os desafios de implementação da REBIDIA apontam para a necessidade de construção de uma rede de parcerias comprometidas com sua sustentação e continuidade.

Inicialmente assumem os primeiros passos da REBIDIA as seguintes instituições, todas elas com uma história de contribuições às causas da Criança e do Adolescente:

* Pastoral da Criança - CNBB
* Fundação Grupo Esquel Brasil - FGEB
* Fundação Fé e Alegria do Brasil - AMEPPE

No entanto, o processo de ampliação das parcerias está em pleno curso. A consolidação da REBIDIA dependerá de sua capacidade de atendimento das demandas sociais e de seu poder de mobilização e catalização de esforços e interesses comuns.

Disseminação de práticas sociais capazes de produzir impactos positivos na qualidade de vida das crianças e adolescentes brasileiros é o eixo principal da ação dos parceiros da REBIDIA.


 
 
 
 
 

Visitantes

Temos 263 visitantes e Nenhum membro online