Atividades Culturais e Esportivas marcam o dia da Esperança

Evento realizado em oito praças brasileiras faz parte da campanha Criança Esperança

A Rede Globo promove pela primeira vez o Dia da Esperança. Marcado para o sábado, 08/08, o evento será realizado simultaneamente em oito projetos sociais apoiados pelo Criança Esperança - Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Olinda, Porto Alegre, Rio, Salvador e São Paulo – e visa a contribuir para a divulgação de suas atividades culturais e esportivas, aumentando a visibilidade destes projetos e mobilizando a população para a campanha de doação do Criança Esperança, que vai de 07 de agosto a 05 de setembro.


As ações desenvolvidas pelas instituições terão a Diversidade Cultural como tema, o mesmo da campanha, cujos shows estão marcados para os dias 22 e 23 de agosto, no Rio, e contarão com o elenco da emissora e atrações musicais. O Dia da Esperança também terá a participação de artistas, incentivando as doações e o debate acerca da situação da infância e juventude brasileiras.

O Dia da Esperança é mais uma novidade do Criança Esperança, que chega à 24 edição de cara nova: site reformulado, a disseminação dos conceitos via redes sociais e shows sob nova direção, agora assinados pelo diretor Wolf Maya.

Segue abaixo a lista das atividades realizadas em cada praça no Dia da Esperança:

Belo Horizonte – Espaço Criança Esperança
Rua Desembargador Mário Matos, 576 – Serra
Horário: das 9h às 17h

Está programada a Gincana Esperança, cujo principal objetivo é integrar as crianças e adolescentes atendidos pelo Espaço e mobilizar a comunidade local a conhecer e participar das atividades, tais como brincadeiras; aulão de ginástica e hidroginástica; oficina de grafite e desenho; e apresentações culturais.

O Espaço Criança Esperança (ECE) de Belo Horizonte funciona desde julho de 2003, no bairro do Aglomerado da Serra, um conjunto de seis vilas situadas na encosta da Serra do Curral. As atividades realizadas se concentram em três núcleos de atuação: Esportes, Educação e Cultura e Atenção Psicossocial.

Beneficiados: 1.030 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos, com cerca de 8.100 atendimentos mensais.


Brasília – Assistência Social Casa Azul
QN 315 Conj. 06 Lote 1 / 4 – Samambaia – DF
Horário: das 8h às 16h

A instituição vai promover diversas apresentações desenvolvidas com seus alunos: o grupo de percussão ASCABUM; o frevo e a dança contemporânea do ARTE VIDA; as apresentações de teatro com o EXPRE SÃO; as competições esportivas de vôlei, handebol, futsal, xadrez e dama do MOVIMENTO NOTA DEZ; e atividades complementares como contação de histórias infantis, divulgação da literatura de cordel, jogral de poesias, oficinas de dobraduras (origami), produção de textos, pintura de rosto, brincadeiras e distribuição gratuita de algodão doce e pipoca, ao longo de todo o dia.

A Assistência Social Casa Azul foi fundada em 1989 visando a oferecer atividades de promoção e fortalecimento do protagonismo juvenil. Além de atendimento infantil, em horário integral, são realizadas oficinas de teatro, artes plásticas, artesanato, grafite, informática, dança, reforço escolar e atividades esportivas.

O projeto de percussão ASCABUM, apoiado pelo Criança Esperança em 2009, tem o objetivo de garantir que crianças e adolescentes participem de ações cidadãs, contribuindo para a redução dos índices de violência, tráfico de drogas, maus tratos em família e redução da evasão escolar, fomentando também a divulgação da cultura afrodescendente..

Beneficiados: 120 crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 18 anos.


Manaus - OELA – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia
Rua 22, Quadra O, casa 08, conj. S. Cristóvão - Zumbi II
Horário: das 9h às 17h

A partir da segunda-feira, 3 de agosto, os alunos vão participar de uma semana de atividades em oficinas diversas – teatro, figurino, rádio experimental, circo, malabares, ginástica, pintura facial, bijuteria – e, no sábado, os melhores da semana vão se apresentar numa grande festa

A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia - OELA, fundada em 1998, atende alunos de 7 a 21 anos, com um programa de educação profissionalizante, principalmente na área do beneficiamento e processamento da madeira, na implementação do bom manejo florestal comunitário, processamento do pescado e no desenvolvimento de metodologia que contribua para a erradicação da pobreza, por meio do uso racional dos recursos oriundos da floresta.

O apoio do Criança Esperança em 2009 permitiu a instalação de uma rádio comunitária para informar os alunos sobre as questões ambientais e atividades complementares como oficinas de inclusão digital, inglês, educação ambiental teoria musical e atendimento psicoterápico aos adolescentes, jovens e seus familiares.

Beneficiados: 10.106 crianças e jovens com idade entre 7 e 21 anos.


Olinda: Espaço Criança Esperança
Avenida Brasil, s/nº 3ª Etapa – Rio Doce – Olinda – PE
Horário: das 8h às 17h

O Dia da Esperança em Olinda será um dia de prestação de serviços à comunidade atendida pelo projeto, com diversão e apresentações culturais para as crianças. Serão oferecidos dezenas de serviços gratuitos aos presentes.

Saúde: exame oftalmológico, aferição de pressão arterial e taxa de glicose; orientação de redução de danos, atendimento médico nas áreas de pediatria, dermatologia e clínico geral.

Odontologia: aplicação de flúor, restauração dentária e escovódromo.

Educação: Bibliosesc (biblioteca Móvel), Literatura infantil (contação de história)

Orientação: agilização processual, orientação jurídica e antecedentes criminais

Documentação: emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade

Estética – Corte de Cabelo

Oficinas:

§ Direitos e deveres dos idosos
§ Gerenciamento de pequenos negócios
§ Serviço de atenção ao adolescente e prevenção ao uso de drogas
§ Atenção psicossocial ao desempregado
§ Pintura de estatueta de gesso
§ Palestra sobre indução ao associativismo e gestão de negócios
§ Orientação para a saúde da voz e auditiva
§ Educar para prevenir (Ciências Biológicas)
§ Relaxando e alongando
§ Orientação aos usuários de cadeira de rodas (Terapia Ocupacional)
§ Oficina de Poesia
§ Direito do Consumidor

Aulões de Karatê, Capoeira, Ginástica Olímpica, Dança para Idosos, Dança para Adolescentes e Jovens

Apresentações culturais

§ Grupo de Chorinho - SESC
§ Cortejo do Maracatu (formado por alunos do ECEO)
§ Orquestra e passistas de Frevo de Olinda
§ Palhaço Chocolate

Situada no litoral de Pernambuco, a 6 km da capital, Olinda é uma cidade cheia de cultura e beleza. Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, é conhecida pelo seu carnaval e pelas tradicionais festas juninas. É lá que está sediado e Espaço Criança Esperança de Rio Doce (ECE), que atende a cerca de 2.600 crianças, adolescentes e jovens, em 16 oficinas esportivas, culturais e profissionalizantes.


Porto Alegre – Pastoral da Criança
Paroquia Santissima Trindade- Vila Farrapos- salão paroquial
Paróquia Santa Cruz - Cidade de Deus
Horário: das 11h às 16h

A Pastoral desenvolverá atividades ligadas ao Projeto Brinquedos e Brincadeiras, oferecendo oficinas de artes, contação de histórias e outras ações lúdicas.

A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional, cujo objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos 6 anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade. Foi criada para disseminar conhecimentos a fim de combater as altas taxas de mortalidade infantil no Brasil, provocadas principalmente pela diarréia.

Com o apoio do Criança Esperança, a Pastoral capacita as equipes de coordenação e líderes voluntários para a implantação e acompanhamento das atividades de atenção básica de saúde, nutrição, cidadania e educação em comunidades pobres.


Rio: Espaço Criança Esperança
Rua Alberto de Campos, 12 – Ipanema
Horário: das 9h às 15h

O Arraiá da Esperança terá apresentações típicas, brincadeiras e comidas tradicionais preparadas pela comunidade. Um conjunto de apresentações envolverá crianças, jovens e mães, entre as quais, a dança do coco, com a participação de crianças da biblioteca, na faixa etária de 6 a 11 anos; quadrilha, com a participação de 40 jovens, que vão apresentar uma mistura de ritmos regionais, como carimbó, cavalhada, frevo, chula e samba, entremeados com a tradicional quadrilha; quadrilha aquática, com a participação de 20 mães; e sinhozinho e sinhazinha, concurso para as crianças que se apresentarem melhor caracterizadas.

O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro atende as comunidades do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, com cerca de 20 mil moradores, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas, de reforço escolar, inclusão digital, capacitação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Beneficiados: 2.000 crianças e jovens matriculados em oficinas.


Salvador: Projeto Axé
Rua das Laranjeiras – Pelourinho - Salvador
Horário: das 9h às 17h

O Dia da Esperança vai explorar as diversas linguagens trabalhadas pelo projeto em atividades ao longo do dia, formando um grande espetáculo de:

§ Música (instrumental, cantada e percussiva)
§ Moda (desfile, performance)
§ Artes Visuais (mural de artes plásticas)
§ Dança (aulas de balé, dança contemporânea, Pilates, dança afro)
§ Capoeira (regional e contemporânea, maculelê, orquestra de berimbaus)

O Projeto Axé surgiu em 1990, com ações de educação de rua, desenvolvendo atividades culturais e educativas. O projeto de arte-educação, apoiado pelo Criança Esperança em 2009, é voltado ao fortalecimento da cidadania junto a grupos de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Seu intento é estimular atividades culturais, artísticas, e de educação, fomentar a inclusão digital, manter o acompanhamento escolar e capacitar os jovens para inclusão no mercado de trabalho.

Beneficiados: 1.150 crianças e jovens, de 4 a 25 anos.


SãoPaulo: Espaço Criança Esperança
Avenida Michihisa Murata, 120 - Brasilândia
Horário: das 9h às 17h

Uma programação especial vai expor a diversidade cultural da Brasilândia através de apresentações de grupos locais e de atividades do próprio projeto, tais como apresentação do espetáculo “Água: Recicle, cuide e viva melhor”, criado pelos alunos de Dança e Capoeira; apresentação da capoeira; banda Quilombrasa, formada por jovens moradores da Brasilândia; literatura suburbana, apresentação de rap de jovens da Brasilândia; aulão de ginástica; roda de capoeira; aula aberta de dança afro; caçadores de desejos – Clowns (performance/ intervenção); pintura de muro para crianças – grafite; terapia comunitária; e contação de história com Roberto Carlos Ramos, inspirador do filme “O Contador de Histórias”, que contará com duas sessões especiais. No Dia da Esperança, o Espaço Criança Esperança também receberá a edição regional da Ação Global, projeto de prestação de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social e educação em parceria com o SESI –SP


 

Mais informações na Coordenação Nacional: www.rebidia.org.br ou www.pastoraldacrianca.org.br
Telefone: +55 (41) 2105-0229, 2105-0250 - Fax: +55 (41) 2105-0201, 2105-0299
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 
 
 
 
 

Visitantes

Temos 301 visitantes e Nenhum membro online